quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pré-Candidato à prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino, afirma a necessidade de um metrô estadual



Ao participar, nesta quinta-feira (21), do lançamento do edital de consulta pública do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, o deputado Nelson Pelegrino reafirmou que o metrô que deve ser administrado pelo governo do estado, em parceria com os municípios através de uma empresa metropolitana.
Na opinião do deputado, pré-candidato do PT às eleições de outubro, nenhum município brasileiro tem condição de gerir o metrô e Salvador não é diferente. “Entendo que se precisa estadualizar o sistema em Salvador e Lauro de Freitas, envolvendo depois os demais municípios que o integrarem. A mobilidade urbana é uma questão de região metropolitana”, afirmou.
A linha 2 do metrô, ligando o Acesso Norte a Lauro de Freitas, cortando a Avenida Paralela, tem previsão de ser concluída  em 2016, bem como a conclusão da linha 1, com a construção do trecho entre o Acesso Norte e Pirajá. No total serão 36,4 quilômetros de extensão, com 20 estações.
A obra será feita através de uma Parceria Público Privada (PPP), com um período de concessão de 30 anos, sendo três anos para a conclusão das obras e 27 anos para a operação do sistema. A consulta pública, para admissão de sugestões de melhorias ao projeto, terá prazo de 60 dias. Logo depois, deve ser lançado o edital de licitação e a previsão do início das obras é o primeiro semestre de 2013.
Participaram da cerimônia o governador Jaques Wagner, o vice-governador Otto Alencar, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Zilton Rocha, a senadora Lídice da Mata os secretários estaduais José Sérgio Gabrielli (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil) e Robinson Almeida (Comunicação), a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e o vereador de Salvador Orlando Pereira, o Palhinha.

Nenhum comentário: