sexta-feira, 29 de junho de 2012

Convenção homologa chapa Pelegrino/Olívia



O Partido dos Trabalhadores, o Partido Social Democrata e o Partido Pátria Livre farão conjuntamente suas convenções neste sábado (30), a partir das 9 horas, no Bahia Café Hall, Avenida Paralela, para formalizar a candidatura de Nelson Pelegrino à prefeitura de Salvador, e de Olívia Santana, à vice, com o apoio de uma coligação formada por 15 legendas.
O evento contará com a participação do governador Jaques Wagner e são esperados o presidente nacional do PT, Rui Falcão, dirigentes nacionais e locais dos partidos coligados, parlamentares, representantes de organizações sociais e populares e a militância partidária.
Compõem a coligação: PT, PCdoB, PSD, PSC, PR, PSB, PTB, PP, PDT, PRP, PSDC, PTdoB, PTC, PMN, PPL.

DADOS PESSOAIS  
NELSON PELEGRINO - Nascido em 27/12/1960, em Salvador, o deputado federal Nelson Vicente Portela Pelegrino, viveu a infância e adolescência nos bairros da Saúde, Acupe de Brotas e Ondina. Iniciou a militância política ainda secundarista no grêmio da escola e chegou a presidente do Diretório Acadêmico da Ufba, onde cursou Direito, período em que foi diretor da União Nacional dos Estudantes.
Concluído o curso, passou a advogar e assessorar sindicatos de trabalhadores e movimentos populares de associações de bairros, até se eleger deputado estadual, em 1990, pelo Partido dos Trabalhadores, do qual é um dos fundadores na Bahia e já presidiu os diretórios estadual e municipal de Salvador. Depois de dois mandatos na Assembléia Legislativa, elegeu-se para a Câmara Federal, em 1998.
Em 2010, assumiu a secretaria estadual de Justiça e a co-coordenadoria do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), na Bahia. [1]
Atual coordenador da bancada federal de 39 deputados e três senadores e um dos vice-líderes do governo, Pelegrino é um dos parlamentares mais atuantes no Congresso Nacional. É titular das comissões de Constituição e Justiça, Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e Políticas de Combate às Drogas, além de suplente em outras seis.
Atuante na área dos Direitos Humanos, exerceu por sete anos a presidência desta comissão na Assembléia Legislativa da Bahia e um ano na Câmara Federal.
Em 2011, foi eleito, pela terceira vez em quatro mandatos, um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O DIAP avaliou os parlamentares segundo cinco tipos de “habilidades” no âmbito do processo legislativo: debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores e formadores de opinião. Pelegrino está entre os debatedores. Licenciou-se em 4 de maio de 2009 do cargo de deputado para assumir a Secretaria de Justiça do Estado da Bahia.

OLÍVIA SANTANA
Olívia Santana nasceu em Salvador no dia 25 de março de 1967, na comunidade do Alto de Ondina. É filha de empregada doméstica e pai marceneiro. Sua mãe teve oito filhos, mas só sobreviveram três: ela e mais dois. Está no terceiro mandato do legislativo municipal.

Aos 14 anos, a vereadora do PCdoB começou a trabalhar como servente em uma escolinha particular. Foi o pontapé para a escolha de sua carreira. Estudando sozinha, prestou vestibular e foi aprovada em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Olívia começou a fazer política no movimento estudantil, mas conquistou posição de destaque na luta contra a discriminação racial.

É dirigente da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e foi secretária de Educação e Cultura do Município. Marcou sua gestão com ações como a implantação da matrícula informatizada e do estudo da cultura afro-brasileira.

Foi presidente do Diretório Acadêmico de Pedagogia e organizou um grupo chamado União da Juventude Negra, que discutia a participação dos negros na universidade. Em 2001, foi a delegada da comitiva brasileira e a única representante da Bahia a discursar na Conferência Mundial Contra o Racismo, evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Foi eleita ouvidora-geral da Câmara para o biênio 2011-2012. Além de ser membro das comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização e de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, é ex-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.


Nenhum comentário: