quarta-feira, 23 de junho de 2010

PT move ação judicial contra Serra por danos morais

O PT vai pedir hoje à Justiça de São Paulo que condene o candidato das oposições à Presidência da República, José Serra, a indenizar o partido por danos morais. Os danos, alega a direção petista, foram causados pelas acusações de Serra de que o PT tem o hábito de fazer dossiês e de que a principal responsável pelo que chamou de “novo dossiê” é a candidata Dilma Rousseff.

As acusações de Serra foram feitas em entrevista a vários veículos, no dia 2 de junho, com base em texto publicado pela revista Veja.

”A principal responsabilidade por esse novo dossiê é da candidata Dilma Rousseff. Disso eu não tenho dúvida. (…) O PT tem uma longa tradição nesta matéria”, acusou Serra.

O PT reagiu pedindo à Justiça Criminal de São Paulo que interpelasse o candidato tucano para que confirmasse ou negasse o que dissera. Diante da resposta da Justiça, de que não havia dubiedade na fala de Serra, ontem o PT resolveu mover ação contra o tucano.

“Se não há dubiedade, é porque a acusação está bem clara. Então, decidimos entrar com essa ação”, anunciou o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. Ele considerou inaceitáveis as acusações de Serra.

“Não vamos admitir que qualquer pessoa ataque dessa maneira nosso partido e nossa candidata. As acusações são inaceitáveis. Não vamos permitir que alguém que tem o objetivo expresso de atacar a imagem do nosso partido, que tem 30 anos de história, faça acusações infundadas”.

Na opinião de Dutra e do secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, o Judiciário é a melhor esfera para tratar do assunto.

“Não vamos fazer bate-boca dessa natureza no âmbito político. Num Estado de Direito, as questões relativas à honra tem de ser resolvidas na Justiça, justamente para não contaminar o debate político”, disse o presidente petista.

Na entrevista que concedeu no fim da tarde de ontem, José Eduardo Dutra disse que a candidata Dilma Rousseff foi comunicada da decisão partidária pela manhã. Dilma, em entrevista à rádio Educadora Jovem Pan, de Uberlândia (MG), reagiu à recente declaração de Serra de que ele deveria ter recebido um pedido de desculpas.

“A melhor coisa quando tem um erro que é óbvio é se desculpar e encerrar o assunto. (…) Não houve um pedido de desculpas, nem nada. Significa que vão continuar fazendo”, disse o candidato tucano durante sabatina na Folha de São Paulo, segunda-feira.

“Ele é quem tem de pedir desculpa, porque está levantando contra nós uma coisa que ele sabe que não produzimos. Eu repudio e chamo de falso esse tipo de acusação”, afirmou Dilma ontem.

O “novo dossiê” citado por Serra continua desconhecido fora do PSDB.

Via: Brasília Confidencial

Nenhum comentário: