quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lula diz que Israel não tinha o direito de atacar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou nesta terça-feira o ataque de soldados israelenses a um comboio de navios que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Para Lula, Israel não tinha o direito de atacar porque o comboio navegava em águas internacionais.

"O bombardeio foi feito em águas internacionais e, portanto, Israel não tinha o direito de ter feito o que fez, mas vamos esperar que haja melhores investigações", disse Lula a jornalistas após visita à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo.

O presidente acredita que apenas o diálogo pode levar a acordos de paz no Oriente Médio.

"Estou convencido de que não é com o uso de armas que vai garantir a paz. O que vai garantir a paz é muita conversa, muito diálogo, muito investimento em comida para acabar com a fome dos países mais pobres do mundo", afirmou.

Antes de criticar Israel, Lula se referiu ao acordo alcançado em maio por Brasil e Turquia com o Irã de troca de urânio pouco enriquecido por combustível nuclear.

As negociações se deram em meio à tentativa de imposição de uma nova rodada de sanções internacionais à República Islâmica pelas potências ocidentais para obrigar o país a interromper suas atividades de enriquecimento de urânio.

"Aquilo que os americanos não estavam conquistando há 31 anos, nós conseguimos em 18 horas de conversa e o Irã resolveu sentar na mesa para negociar numa demonstração de que o diálogo é a melhor forma de resolver os conflitos, não atirando como Israel atirou ontem num barco que ia levar comida para a Faixa de Gaza", afirmou.

(Reportagem de Carmen Munari)

Nenhum comentário: