quinta-feira, 17 de junho de 2010

Le Monde: herdeira de Lula se projeta no mundo

Enquanto a mídia brasileira se esforçou para desqualificar a visita de Dilma à Europa, onde está sendo recebido por chefes de Estado e de governo, o jornalismo sério do Le Monde a tratou com deferência em matéria sob o título “De Paris, a herdeira de Lula se projeta sobre a cena internacional.”

Lula é hoje, possivelmente, o político mais popular do mundo e respeitado em todos os continentes. Em sua visita à Europa, Dilma procura mostrar que é a candidata de Lula e que vai levar além um projeto de crescimento com distribuição da riqueza.

“O Brasil está vivendo um momento muito especial, podemos passar da condição de país emergente para a de uma nação desenvolvida”, explicou ela ao jornal francês. Isso, supondo-se que durante a próxima presidência (2011-2014) seja mantida uma taxa de crescimento de 5,5% a 6% ao ano.

O Le Monde destacou a criação de 14 milhões empregos nos oito anos do governo Lula e apontou como desafio para o país desenvolver um ensino de qualidade. “A integração das regiões pobres do Nordeste e do Norte exige uma mão de obra mais qualificada, seria preciso uma escola técnica em cada cidade com mais de 50 mil habitantes”, disse Dilma. O jornal lembrou que o atual governo brasileiro dobrou o número de escolas técnicas existentes e criou quatorze universidades.

“O Brasil não se tornou um grande produtor de alimentos só por causa da qualidade de seus solos e das virtudes de seu clima, mas porque nossa excelência em matéria de pesquisa agrícola permitiu que escolhêssemos os cultivos adequados”, acrescentou Dilma. “Da mesma forma, imensas jazidas de petróleo em águas muito profundas sob uma crosta de sal [pré-sal] foram descobertas graças à competência da empresa pública Petrobras”.

O Le Monde destaca que para superar o ponto de estrangulamento da infraestrutura, o governo Lula lançou em 2007 um amplo programa de aceleração do crescimento (PAC). Além disso, Dilma Rousseff foi apresentada pelo chefe do Estado como “a mãe do PAC”, por sua responsabilidade na gestão de todo o programa.

O jornal destaca que Dilma não se deixa abalar quando se mencionam as relações do presidente Lula com Raúl Castro ou Mahmoud Ahmadinejad. “Não se faz diplomacia interferindo nas questões internas de outros países. As ameaças, o isolamento ou as sanções não levam a nada de construtivo”, disse ela sobre Cuba e a recente iniciativa da Turquia e do Brasil na questão nuclear iraniana.

Segundo o Le Monde, Dilma Rousseff aproveitou a Copa do Mundo para se projetar no cenário internacional. “Foi em Paris que a candidata do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, designada pelo Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda) para a eleição presidencial (cujo primeiro turno está marcado para 3 de outubro), assistiu à primeira partida da equipe do Brasil, na terça-feira (15). Ela vestia a camisa verde-amarela da Seleção.”

Via: Tijolaço

Nenhum comentário: