quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cinismo, Indignação Seletiva ou Alienação Seletiva?




As redes sociais vêm se mostrando um bom instrumento de pleitos, indignações, protestos,etc. Vivemos uma nova era da comunicação global, o senso crítico do cidadão brasileiro fica mais aguçado, ao longo que se avança nossa democracia, porém a indignação de alguns, parece beirar ao cinismo ou a alienação coletiva, ou seja, existem pessoas que só vêem o que querem ver, pois por mais que a internet esteja se expandindo e que as pessoas tenham acesso a ela, estas ainda são pautadas pela grande mídia televisiva e pelo jornalismo marrom. Pessoas que se consideram "letradas", grandes "bacharéis", se deixam ser pautados por essa mídia, e só se interessam por política, só se interessam pelo bem da nossa cidade, do nosso Estado ou do nosso país, de 2 em 2 anos, que é quando tem eleição, são para essas pessoas que é direcionado esse meu texto.

A política acontece no dia-a-dia, existem vários instrumentos democráticos de participação popular que as pessoas podem exercer o seu papel cidadão como os Conselhos Temáticos, os foruns temáticos, os Congressos,etc.  É necessário que as pessoas de apoderem desses instrumentos para escolherem o que querem para o país. Onde estão os indignados do twitter, do Facebook, quando o PDDU de Salvador(aquele que o PMDB e o DEM aprovaram na Câmara de Vereadores, em que visava construir prédios acima de 3 andares na faixa da praia, atendendo ao lobby das grandes empreiteiras e ao rico setor hoteleiro)? Onde estão os indignados das redes sociais quando aprovaram a LOUS(Lei de Ordenamento do Uso do Solo, aprovada por João Henrique e maioria da Camâra de vereadores que visa entre outras coisas construir grandes hoteis/predios na beira da praia, tapando o sol de algumas praias de Salvador, como o Buracão por exemplo)?

É muito comodo para algumas pessoas estarem em suas casas, em seus escritorios luxuosos, em seus apartamentos de classe média e quererem dar pitacos sobre o que vai acontecer em Salvador, sem sequer sairem de casa, sem sequer conhecerem a realidade daqueles que moram no suburbio, aqueles que moram na periferia, ou até no centro da cidade(Acreditem, muitos nunca foram lá!). As pessoas nas redes sociais se indignam com um animal sofrendo, mas quando saem as ruas acham comum e banal um mendigo pedindo esmolas. São essas mesmas pessoas que se dizem ambientalistas, mas não abrem mão de dirigirem seus carros com ar-condicionado.

Muito se fala sobre o mensalão, dos condenados, dos inocentes, da corrupção, mas poucos realmente procuram saber o que foi o mensalão. E quando são perguntados sobre isso, falam que é coisa de "PTralha", ou coisa do genero, porém quando são questionados sobre a Privataria Tucana(sucatearam e venderam o patrimonio publico brasileiro por um preço irrisório ao setor privado), dizem que nós que inventamos, que nunca houve, que estamos mentindo, mesmo tendo um livro com documentos que comprovam o esquema da Privataria, isso seria uma espécie de indinação seletiva ou alienação seletiva?? Quando se fala sobre o carlismo, dizem que é coisa do passado, que ACM Neto representa o novo, porém poucos sabem que a truculência é a mesma, é bom lembrar que os comerciantes do Mercado Modelo foram ameaçados a colocar o adesivo de Neto em seus estabelecimentos por Cláudio Tinoco(ex-diretor da Saltur e atualmente foi eleito vereador pelo DEM com a máquina da prefeitura de João Henrique), é bom lembrar também que soldado Prisco(aquele que foi responsável pelo terrorismo em Salvador na greve da PM) está com ACM Neto.

Ainda não sei ao certo o que acontece com uma parcela da classe média brasileira, se é odio, se é ignorância, se é indignação, cinismo ou alienação, porém sei que se o carlismo voltar a Bahia, haverá um retrocesso muito grande ao que conhecemos por democracia.

Nenhum comentário: