segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A alternância de poder incomodou! Mas será que só foi isso?



Trecho da entrevista do Lula à RedeTv

A possibilidade de alternância de poder já assusta a "elite" brasileira desde 1989, quando um barbudo com formação técnica de torneiro mecânico, oriundo da mais profunda miséria que existe nesse Brasil de Meu Deus, ousou a ser candidato a presidência da República.

Uma parte da elite brasileira, aquela mesmo que sempre foi contra a reforma agrária, aquela que olha "torto" para um negro na rua(há não ser quando ele é artista, jogador de futebol ou seu empregado), aquela mesmo que foi conivente com a ditadura militar, essa mesmo elite foi contra e através de um golpe midiático elegeram Fernando Collor de Mello, um dos maiores crápulas de nossa história, alí nasceu o embrião do PIG.

Nas eleições seguintes(1994 e 1998) , houve novamente uma manipulação das mídias em relação as eleições e tivemos 8 anos tenebrosos, o período das trevas, o período FHC.
O estado neoliberal se mostrou ineficaz e em 2002, e a classe média que tanto criticou Lula e o PT resolveu "dar um voto de confiança" naquele barbudo que eles achavam que era radical demais para governar uma nação(resumindo, eles estavam perdendo $$ e o estado neoliberal só privilegiava os mais ricos, tanto que a classe média diminuiu na era FHC). Deu certo e Lula foi reeleito ainda no 1º turno em 2006.

Já que o governo Lula está dando certo, o por que das "elites" quererem que o Brasil volte ao neoliberalismo? Há vários motivos que eu poderia aqui citar, mas creio que os piores são:

1) A PIG reproduz uma imagem deturpada das idéias do que é ser socialista

2) O PT e seus aliados assustaram as "elites" ao revolucionar a vida de milhares de pessoas, as tirando da miséria absoluta, pois aquele sentimento de ter um "sangue azul", a pertencer a uma "casta superior"(nós ainda vivemos em uma sociedade de castas) está chegando ao fim.

3) O salário mínimo está aumentando cada vez mais, o que torna a mão de obra doméstica cara, ou seja , aquela cultura de ter um "lacaio", de ter uma "mucama", está chegando ao fim e isso gera uma insatisfação das elites, pois aquele resquício de escravocrata ainda existe em algumas castas do pais.

4) O QUE MAIS INCOMODOU FOI : Um torneiro mecânico sem nível superior conseguiu ser melhor presidente que qualquer outro presidente com nível superior existente até então. Isso prova que todos nós podemos ser o que quiser se formos persistentes, se acreditarmos em nós mesmos, e que o conhecimento popular, a vivência é tão importante quanto um conhecimento acadêmico.


Nenhum comentário: