quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cinismo, Indignação Seletiva ou Alienação Seletiva?




As redes sociais vêm se mostrando um bom instrumento de pleitos, indignações, protestos,etc. Vivemos uma nova era da comunicação global, o senso crítico do cidadão brasileiro fica mais aguçado, ao longo que se avança nossa democracia, porém a indignação de alguns, parece beirar ao cinismo ou a alienação coletiva, ou seja, existem pessoas que só vêem o que querem ver, pois por mais que a internet esteja se expandindo e que as pessoas tenham acesso a ela, estas ainda são pautadas pela grande mídia televisiva e pelo jornalismo marrom. Pessoas que se consideram "letradas", grandes "bacharéis", se deixam ser pautados por essa mídia, e só se interessam por política, só se interessam pelo bem da nossa cidade, do nosso Estado ou do nosso país, de 2 em 2 anos, que é quando tem eleição, são para essas pessoas que é direcionado esse meu texto.

A política acontece no dia-a-dia, existem vários instrumentos democráticos de participação popular que as pessoas podem exercer o seu papel cidadão como os Conselhos Temáticos, os foruns temáticos, os Congressos,etc.  É necessário que as pessoas de apoderem desses instrumentos para escolherem o que querem para o país. Onde estão os indignados do twitter, do Facebook, quando o PDDU de Salvador(aquele que o PMDB e o DEM aprovaram na Câmara de Vereadores, em que visava construir prédios acima de 3 andares na faixa da praia, atendendo ao lobby das grandes empreiteiras e ao rico setor hoteleiro)? Onde estão os indignados das redes sociais quando aprovaram a LOUS(Lei de Ordenamento do Uso do Solo, aprovada por João Henrique e maioria da Camâra de vereadores que visa entre outras coisas construir grandes hoteis/predios na beira da praia, tapando o sol de algumas praias de Salvador, como o Buracão por exemplo)?

É muito comodo para algumas pessoas estarem em suas casas, em seus escritorios luxuosos, em seus apartamentos de classe média e quererem dar pitacos sobre o que vai acontecer em Salvador, sem sequer sairem de casa, sem sequer conhecerem a realidade daqueles que moram no suburbio, aqueles que moram na periferia, ou até no centro da cidade(Acreditem, muitos nunca foram lá!). As pessoas nas redes sociais se indignam com um animal sofrendo, mas quando saem as ruas acham comum e banal um mendigo pedindo esmolas. São essas mesmas pessoas que se dizem ambientalistas, mas não abrem mão de dirigirem seus carros com ar-condicionado.

Muito se fala sobre o mensalão, dos condenados, dos inocentes, da corrupção, mas poucos realmente procuram saber o que foi o mensalão. E quando são perguntados sobre isso, falam que é coisa de "PTralha", ou coisa do genero, porém quando são questionados sobre a Privataria Tucana(sucatearam e venderam o patrimonio publico brasileiro por um preço irrisório ao setor privado), dizem que nós que inventamos, que nunca houve, que estamos mentindo, mesmo tendo um livro com documentos que comprovam o esquema da Privataria, isso seria uma espécie de indinação seletiva ou alienação seletiva?? Quando se fala sobre o carlismo, dizem que é coisa do passado, que ACM Neto representa o novo, porém poucos sabem que a truculência é a mesma, é bom lembrar que os comerciantes do Mercado Modelo foram ameaçados a colocar o adesivo de Neto em seus estabelecimentos por Cláudio Tinoco(ex-diretor da Saltur e atualmente foi eleito vereador pelo DEM com a máquina da prefeitura de João Henrique), é bom lembrar também que soldado Prisco(aquele que foi responsável pelo terrorismo em Salvador na greve da PM) está com ACM Neto.

Ainda não sei ao certo o que acontece com uma parcela da classe média brasileira, se é odio, se é ignorância, se é indignação, cinismo ou alienação, porém sei que se o carlismo voltar a Bahia, haverá um retrocesso muito grande ao que conhecemos por democracia.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pelegrino fala da nova orla marítima de Salvador


O candidato da coligação Todos Juntos por Salvador, Nelson Pelegrino, disse nesta terça-feira (9) que a orla marítima, uma das mais extensas do país com cerca de 50km entre as cidades alta e baixa, é uma das prioridades de gestão e já tem projeto de requalificação sendo estudado no âmbito estadual, com a participação dele.
Entre as gravações de programas de tv e reuniões com o comando da campanha, Pelegrino explicou que o projeto da orla contará com recursos do estado e do município, além da participação de empresas públicas tipo Petrobras e Banco do Brasil e capital privado via PPPs.
Pelegrino informou que haverá semelhança com o que foi feito no Rio de Janeiro, com barracas no calçadão tendo depósito e banheiros subterrâneos. Para atender a demanda de turistas brasileiros e estrangeiros, neste último caso Salvador é o segundo destino mais procurado no Brasil, a nova orla contará com serviços públicos, a exemplo do Salvamar, que será reaparelhado, guarda municipal, iluminação, mobiliário urbano, parques infantis e projeto paisagístico.

domingo, 7 de outubro de 2012

Nelson Pelegrino vota em clima de vitória




Ao votar na Faculdade de Direito da UFBa, na manhã deste domingo (7), o candidato da coligação Todos Juntos por Salvador, Nelson Pelegrino, reiterou a confiança em que o eleitor de Salvador responda bem nas urnas às propostas que ele apresentou durante toda a campanha. “O carinho e as palavras de incentivo que recebemos desde o início da campanha nos confortam e mostram que o povo de Salvador quer discutir a solução dos problemas da cidade em debates limpos e sem agressão”, declarou ele, dizendo-se confiante na vitória.

Acompanhado da esposa Fabiana e dos filhos, da vice Olívia Santana e dos senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, além de deputados federais e estaduais, Pelegrino chegou às 10 horas à Faculdade de Direito e demorou a chegar ao local de votação na 98ª seção pelo assédio da imprensa e de eleitores que queriam cumprimentá-lo. Cinquenta minutos depois, saiu na direção da Avenida Cardeal da Silva, na Federação, onde acompanhou Olívia Santana a votar no Colégio Henriqueta Martins Catharino.

A comitiva seguiu depois para o Colégio Sátiro Dias, na Pituba, no qual votou o senador Walter Pinheiro, e neste momento chega ao Colégio Luiz Viana, em Brotas, para acompanhar o voto da senadora Lídice da Mata. Da comitiva, a última a votar será Fabiana Pelegrino, no Colégio Manoel Vitorino. 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pelegrino terá políticas públicas de inclusão para os jovens de Salvador




Ao caminhar na tarde desta quarta-feira (3) na comunidade da Polêmica, o candidato da coligação Todos Juntos por Salvador, Nelson Pelegrino, disse que as diretrizes de suas propostas para a juventude contemplam o investimento na qualificação dos jovens, secundado por uma política municipal de juventude articulada em todas as áreas da administração pública local.

Pelegrino afirmou que os jovens representam 28% da população de Salvador, em torno de 750 mil pessoas, e 39,8% deles estão desempregados, por constituírem um dos segmentos mais frágeis na disputa do mercado de trabalho. Por isso precisam ser qualificados.

“Existem as vagas, mas não podem ser ocupadas porque o candidato não tem qualificação”, declarou Pelegrino, informando que uma das ações do seu plano de governo será criar a Casa do Jovem Trabalhador, nos bairros mais carentes, na qual o jovem e o adulto receberão noções de português e matemática, além de informática, para disputar o emprego.  Além disso, serão prioridade de gestão implantar políticas públicas nas áreas de saúde, educação e cultura. Pela manhã, o candidato fez panfletagem no Mercado das Sete Portas.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pelegrino: Hospitais farão retaguarda para a rede urgência e emergência




Oferecer atenção integral de prevenção a crianças e adolescentes do ensino básico público é um dos compromissos do candidato da coligação Todos Juntos por Salvador, Nelson Pelegrino, através do programa Saúde na Escola, integrado à estratégia do atendimento à família.

Pelegrino declarou que, entre outras ações no setor, vai aderir à Rede Cegonha para garantir o pré-natal e o atendimento pós-parto à mãe de 45 dias e de até dois anos para os recém-nascidos.

Outra proposta de Pelegrino é municipalizar alguns hospitais, a exemplo do João Batista Caribé, HEL, HPCL, para dar suporte à atenção primária na realização de pequenas cirurgias eletivas, o que não ocorre hoje apesar de ser previsto pelo Ministério da Saúde. Municipalizados, esses hospitais ficariam também de retaguarda para a rede de urgência e emergências. Outras ações incluem a construção de um Hospital Municipal e a ampliação de 15% para 50% da cobertura em Saúde da Família.